Leia “Cleópatra e Frankenstein”📚
Livro sobre (des)amores reais e vidas que se entrelaçam a partir de uma simples decisão
Si querés leer ese texto en español, vení acá.
A recomendação de hoje é o segundo livro que li nesse 2024. Começando bem o ano! Há algumas semanas estava passeando por SP e essa capa chamou minha atenção em uma livraria. Na hora, a minha anteninha de livro sucesso apitou e dito e feito! “Cleópatra e Frankstein” é uma obra hipnotizante.
Sinopse: Nova Iorque está a escapar por entre os dedos de Cleo, que fugiu de Inglaterra em busca do seu lugar na cidade que nunca dorme. Apesar de andar de festa em festa todas as noites, quase não conhece ninguém. O seu visto de estudante está a terminar quando conhece Frank, vinte anos mais velho, com uma vida cheia de sucesso e todos os excessos que faltam a Cleo. Ele oferece-lhe a oportunidade de ser feliz, a liberdade para pintar e a possibilidade de se candidatar a um visto de residente. Ela oferece-lhe uma vida imbuída de beleza, arte e, talvez, uma razão para reduzir o seu consumo de álcool. Ele é tudo o que ela precisa neste momento.
Cleópatra e Frankenstein é um romance de estreia surpreendente e dolorosamente tocante sobre as decisões espontâneas que moldam a nossa vida e as relações imperfeitas que nascem em noites inesperadamente perfeitas.
No livro acompanhamos a história de Cleo e Frank, ou Cleópatra e Frankenstein, como carinhosamente esse casal se apelidou.
Cleo é uma jovem pintura que, além de belíssima, possui uma aura de mistério que encanta as pessoas ao seu redor. Menos a ela mesma.
Frank é um homem mais velho, publicitário de sucesso e bonachão. Suas aventuras cheias de excesso e alcóol são legendárias.
Ambos vivem em Nova Iorque e, ao pouco tempo de se conhecerem, se apaixonam e se casam. A trama gira ao redor da vida que constroem juntos e como seu vínculo afeta também a seus amigos e familiares.
Cleo e Frank se amam, mas também descobrem coisas que não gostam um no outro. Como qualquer casal, o tempo os aproxima e logo percebem que o outro é a pessoa mais próxima que tem na vida; porém, essa proximidade também traz vários desafios que precisam compreender e superar.
Embora seja uma história atual e que não tem nada a ver com a famosa rainha egípcia ou o monstro remendado, é possível ver uma relação entre essas figuras e os personagens principais. Cleo e a atração que gera aonde quer que vá, Frank e os pedaços de si mesmo que foi costurando como reflexo daquilo que viveu… Ao mesmo tempo, são somente dois seres humanos com fracassos, sonhos, fortalezas e debilidades que os tornam tão interessantes. Até mesmo mais interessantes que os donos dos apelidos que possuem, na minha opinião.
Por que ler “Cleópatra e Frankenstein”?
Se você goste de dramas, amores reais e reflexões sobre relacionamentos, a história de Cleo e Frank vai te prender do começo ao fim. O livro está construído ao redor dos relatos dos personagens principais e também daqueles que os acompanham, como Zoe, a irmã mais nova Geração Z de Frank ou Quentin, o melhor amigo tóxico de Cleo.
Uma das coisas que mais gostei do livro é o jeito como estão escritos os capítulos narrados por Eleonor, uma redatora da agência publicitária de Frank. Em comparação com os outros personagens da história, Eleonor vem de um mundo muito diferente e menos glamouroso. Inclusive vive em Nova Jersey ao invés de NYC, o que já destoa da realidade dos demais personagens. Os capítulos da Eleonor são meus favoritos por sua forma irreverente e observadora de contar o que acontece ao seu redor.
Outro grande ponto do livro é o cenário de fundo onde a história acontece. Nova Iorque é uma cidade lendária onde as coisas mais diversas podem acontecer, e Coco tira proveito disso para contar a sua história.
Por que não ler?
O livro traz muitos temas delicados, como consumo de drogas e álcool, saúde mental, suicídio, entre outros. Pode ser um gatilho se algum desses tópicos não combina com você nesse momento.
Mais sobre o livro:
Se ainda está na dúvida, deixo esse vídeo no qual a autora (queen!) fala sobre a história. Em inglês e legendado em espanhol. Você também pode seguir a Coco no Instagram.
“Por que ela sentia a necessidade de fazer todo mundo, até mesmo esse garçom, gostar dela? Como deve ser ótimo ser indiferente à indiferença.”
Coco Mellors, Cleópatra e Frankenstein
Outras leituras:
Quer me recomendar um livro?
E você, o que anda lendo? Tem alguma sugestão pra mim?
Conte mais!