Leia “A estranha Sally Diamond” 📚
Livro sobre traumas, o que causam em nós, e a natureza humana
Podés leer ese texto en español aquí.
O livro recomendado de hoje mistura drama, comédia, mistério e até horror. Vamos de ebook hoje com “A estranha Sally Diamond”:
Sinopse: Sally Diamond é uma mulher de poucas palavras e de poucos amigos. Ela mora numa casa isolada num vilarejo na Irlanda com o pai adotivo e não gosta muito de socializar. Segundo ele, a filha é "desconectada emocionalmente". A mente de Sally, apesar de funcionar perfeitamente bem, segue uma lógica muito particular. Ela não tem muitas recordações de quando era criança e leva à risca tudo o que escuta. E é por isso que não consegue entender por que o que fez com o corpo do pai, depois de encontrá-lo morto certa manhã, foi errado. "Quando eu morrer, pode me jogar no lixo", foi o que ele pediu.
A estranha Sally Diamond é um suspense eletrizante sobre uma mulher enigmática obrigada a confrontar um passado do qual ela não tem nenhuma memória, mas cujas consequências são devastadoras. Liz Nugent apresenta um quebra-cabeça de atrocidades para contar uma história brutal e doentia e, ao mesmo tempo, hipnotizante.
Sally é a personagem principal do livro e boa parte da história é contada desde sua perspectiva. O livro começa com a morte do pai adotivo de Sally, algo que funciona como estopim para que ela comece a compreender mais do seu passado cheio de segredos e idealizar um futuro diferente.
Sally é distinta das outras pessoas. Sua forma de pensar e agir se baseia em uma lógica particular que ela mesma criou para poder seguir em frente. Seu jeito brutalmente honesto de dizer as coisas incomoda as pessoas. Ela não tem muitos amigos, nem muitos interesses. Logo no começo da história, tanto nós, leitores, como a própria Sally descobrimos a causa dessa sua forma de ser tão particular. A partir daí, a acompanhamos em seu processo de descobrir a verdade sobre suas origens e também de mudar sua vida.
É um livro que fala sobre saúde mental, relações familiares e como estas nos moldam, e questiona o quanto podemos escapar de ser exatamente como nossos antepassados.
Por que ler “A estranha Sally Diamonds”?
A história é bastante crua e até aterradora às vezes. É pra quem gosta de ler com aquela sensação de desconforto, com vontade de desvendar a estranheza e entender o que está por detrás.
A personagem da Sally é muito interessante e ver o quanto ela muda durante a história foi fascinante. Outros personagens aparecem ao seu redor pra dar mais contexto sobre seu passado ou pra apoiá-la em seu presente em busca de um futuro melhor. Uma das coisas que mais gostei do livro foram os intercâmbios entre Sally e os demais personagens e como ela vai aprendendo sobre a amizade, o amor e outros vínculos.
A história vai explicando os mistérios da vida de Sally aos pouquinhos e você fica hipnotizada do começo a fim. Boa opção pra quem é fã de reviravoltas e suspense. O final inesperado me deixou de boca aberta. Adoro finais que me deixam incômoda justamente porque tomam um rumo completamente diferente do que eu tinha imaginado.
Por que não ler?
Alguns dos temas tratados no livro são abusos físicos, mentais e sexuais. A história pode conter gatilhos, então se não está num bom momento não recomendaria sua leitura.
Mais sobre o livro:
Alguns conteúdos que trazem mais info sobre o livro. Cuidado com os spoilers!
“No começo achei engraçado você fingir que era surda. Mas, agora, acho que foi imprudente. Você devia conversar com as pessoas, perguntas sobre elas. Um simples “Como vai você?” basta para iniciar uma conversa. Tente olhá-las nos olhos. (…) No mundo lá fora, você vai conhecer mais pessoas gentis do que más. Procure por elas.”
“A estranha Sally Diamond”, Liz Nugent