Histórias que abraçam

Share this post

✌️Hoje decidi não me estressar

regianefolter.substack.com

✌️Hoje decidi não me estressar

Regiane Folter
Sep 30, 2022
3
Share this post

✌️Hoje decidi não me estressar

regianefolter.substack.com

Si preferís leer este texto en español, te dejo la traducción aquí.

Cheguei a tal conclusão sentada em uma bela varanda, tomando um café com leite quentinho e sentindo o abraço quentinho do começo da manhã. Também, rodeada de plantas, luz do sol e cantos de passarinhos, não tinha como tomar outra decisão. Esse ambiente é tão propício pra gente pensar com mais leveza e se mexer mais devagarinho…

Fácil é se estressar lá na cidade grande, rodeada de prédios, sem conseguir ver o horizonte e às vezes até sem conseguir ver o céu por causa da neblina. É mais fácil se estressar na correria dos carros em movimento, no escritório sem janelas, no apartamento alto e frio. É mais fácil se estressar no inverno, quando a alma fica congelada e parece que tudo ao redor hiberna também.

No verão, em uma casa sonhada como essa, cheia de espaço e vida, é simples deixar pra lá as coisas que me apoquentam. Sorrio mais, penso menos, cobro menos, quero mais. Na malemolência do meu café da manhã, não fico de olho no celular, nem pensando em todas as tarefas que me esperam mais pra frente no dia. Me concentro no aqui e agora, em estar presente e desfrutar desses segundos de paz e quase silêncio. Recarrego as baterias, agradeço pela beleza de estar onde estou, e me surpreendo ao perceber que dá tempo sim de tomar um café moroso e reflexivo.

E não é possível viver assim, você me pergunta? Acho que dá sim. Não pra sempre nessa casinha de sonhos, afinal a vida também acontece em outros lugares e é preciso percorrê-los. Mas acredito que poderia absorver essa sensação de paz, me encharcar nela, me empapar dessa luz e dessa suavidade, e levar o que sinto aqui pros quatro cantos do mundo. Poderia me tornar minha própria fonte de serenidade, autosuficiente e plena! Quem sabe um dia não conseguiria até mesmo contagiar aos demais, contar a eles a história desse lugar onde me sinto tão leve, e fazê-los levitar também?

Hoje, ainda não tenho tamanha habilidade. Ainda é difícil pra mim guardar essa calidez aqui dentro se passo muito tempo longe do meu lar. Termino caindo de novo e de novo nas garras da ansiedade, me estresso até mesmo por bobagens que me deveriam fazer rir ao invés de chorar. Sinto com o passar do tempo como a calma vai escapando pelas rachaduras até eu me sentir novamente oca e infeliz. Presa das horas e do sentimento de que nada (nem mesmo eu) é suficiente.

Porém, se tem outra coisa que a tranquilidade que sinto aqui nessa varanda me ensinou, é que tão importante como relaxar e aproveitar dos momentos de alegria, é ser paciente e carinhosa comigo mesma nos momentos de angústia. Então me perdôo e continuo vindo e indo, indo e vindo, sempre aprendendo no processo. Cada vez que estou aqui recupero minhas forças e a crença de que posso chegar cada vez mais longe, sem nunca esquecer as raízes que me mantém em pé.


Abracinhos:

☕ Meu paradoxo de domingo

Domingo é meu dia favorito da semana. É o único em que eu me comprometo a fazer nada. Ter zero planos. Imaginar na véspera como ele pode ser, já serve como tê-lo vivido.

🫶 Sinto paz

Estou em paz sozinha,

lendo um bom livro,

tomando uma taça de vinho,

com um cobertor quentinho nos pés.

💭 A series of sudden realizations


Estou lendo:

Terra Alagada, de L.N. Santana

Quem está matando drag queens em Abaporu? Essa é a pergunta que não quer calar na cidade do investigador Tibério Ferreira e a busca pela resposta leva o policial a refletir sobre sua própria vida e vínculos. Ainda não cheguei na metade desse mistério policial, mas já estou completamente presa na trama. Boa pedida se você gosta desse estilo literário e reflexões sobre a comunidade LGBTQIA+.

Ajude um autor independente, compre pro Kindle aqui.

Share this post

✌️Hoje decidi não me estressar

regianefolter.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Regiane Folter
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing