Histórias que abraçam

Share this post

Tá frio aí? 🥶

regianefolter.substack.com

Tá frio aí? 🥶

Regiane Folter
Jul 1, 2022
1
Share this post

Tá frio aí? 🥶

regianefolter.substack.com

Oi!

Diz aí: como tá sendo o inverno no seu cantinho do mundo?

Bom, se você vive do outro lado da linha do Equador, está aproveitando o verão e nem sabe do que estou falando. Mas, aqui no hemisfério sul (e quanto mais ao sul, pior), o clima está bem friozinho.

Vou começar dizendo que não gosto do frio. Não curto nadinha. Se pudesse saltar o inverno e ficar só com as outras três estações, seria incrível. Já tentaram me converter. Já me falaram de todas as vantagens do clima frio, das comidinhas gostosas, das roupas mais bonitas, de dormir agarradinho debaixo do cobertor. Balela. Faço tudo isso no verão, feliz da vida e sem sofrer. Suando, mas sorrindo.

O frio é cruel. Ele invade nossos espaços sem ser convidado, sem dó nem piedade, e deixa nossa pele arrepiada, avermelhada, quebradiça. É o principal culpado dos resfriados e gripes que nos atormentam nessa época do ano. Parece que tem vontade de machucar.

E olha que tentamos enfrentá-lo. Colocamos nossas armaduras feitas de lã e algodão, camadas e mais camadas de tecido reforçado para afastá-lo. Só que muitas vezes não é suficiente; o frio pode penetrar todas as nossas defesas e ganhar a batalha. Indiferente a tudo, consegue adentrar até mesmo os melhores casacos. Eu sei bem o que é isso: uso minha bota mais forrada e minhas meias mais felpudas, e ainda assim passo boa parte do inverno com os pés congelados. Sem falar naquelas partes do corpo que inevitavelmente ficam desprotegidas, como a ponta do nariz ou dos dedos. Coleciono pedrinhas de gelo em mim.

Acho que se o ser humano fosse como os animais que hibernam no inverno, tudo seria mais fácil. Diríamos bye no primeiro sinal de ventinho gelado e retornaríamos, gloriosos, com as primeiras florzinhas da primavera.

Mas não, é inverno e a vida segue. Nada de hibernar, é preciso continuar seguindo em frente, levantando cedo, tomando banho, lavando a louça, saindo pra rua. Me arrepio só de pensar… Trabalhamos, limpamos, comemos, amamos. Nos abrigamos e observamos o vidro da janela embaçado e o arzinho que saí da boca quando falamos. Mas seguimos em frente, com frio mesmo. Alguns felizes da vida, #teaminverno. Outros, ansiando pelo calorzinho do fim de ano.

E você, o que prefere? Frio ou calor? Ou prefere algo no meio (love you, Medellín)? Só não vale dizer que gosta de todas as estações - vamos tomar partido, minha gente! 😂


Abracinhos:

🗨️ Futuro

Não sei ao certo como será meu futuro. Bom, até aí, ninguém sabe, né. Tenho uma amiga cartomante e nem mesmo ela pode dizer com certeza o que irá rolar lá na frente. Mas tudo bem, porque o que sim posso fazer é sonhar com o futuro, imaginá-lo, brincar com as possibilidades e desenhar com a minha mente o destino mais perfeito.

🕳️ O ciclo ansioso

O medo tem um jeito estranho de turvar o olhar e pressionar a audição. Ainda que eu esteja deitada, pronta para me recolher, talvez em um dos momentos mais relaxados do dia, é como se eu me afogasse em um lago escuro com uma bigorna sobre a cabeça.

🥶 Esfriou… e agora?

O podcast “E aí, gay?” fala sobre outro tipo de frio nesse episódio. Sabe quando você está super a fim de alguém, é recíproco e, do nada, o lance esfria? A empolgação diminui, o assunto acaba, fica aquele marasmo…isso significa que acabou? Ou que o fogo passou e o interesse fica? Tem como esquentar de novo?


Estou lendo:

Feminismo para principiantes, de Nuria Varela

Trazendo um panorama geral sobre o feminismo, esse livro conta a história do movimento, suas referentes, características e ideais. Nos primeiros capítulos, a autora relata como o feminismo surgiu, suas diferentes ondas e reinvidicações em distintos momentos históricos até chegar aos dias de hoje. Logo ela se enfoca em discutir a postura do feminismo sobre diferentes temas, como violência, economia, saúde, masculinidade, entre outros e como são influenciados pelo patriarcado. Com uma linguagem fácil e direta, é um prato cheio pra expandir seu conhecimento sobre o tema e ganhar mais repertório sobre as teorias e autoras feministas mais importantes.

Share this post

Tá frio aí? 🥶

regianefolter.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Regiane Folter
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing