Histórias que abraçam

Share this post

O delicioso costume de sonhar acordada

regianefolter.substack.com

O delicioso costume de sonhar acordada

Regiane Folter
Mar 26, 2022
Share this post

O delicioso costume de sonhar acordada

regianefolter.substack.com

Olá! 👋

Recentemente uma amiga viajou pra Nova Iorque e me perguntou se eu queria alguma coisa de lá. Eu, feliz da vida, aproveitei pra encomendar uns Airpods e uma manteiga de amendoim deli que nunca achei em nenhum outro lugar (love you, Reese’s). Fiquei muito feliz pela minha miga e, claro, ao escutar seus planos pras duas semaninhas que passaria na Big Apple, não pude evitar relembrar várias coisas incríveis que vivi quando estive por lá.

Que cidade mais maravilhosa!

Nova Iorque está em constante movimento. Nas duas vezes que viajei pra NYC, primeiro em 2015 e depois em 2021, sinto que conheci duas cidades distintas. Claro que essa sensação é, em parte, reflexo de mim mesma, da pessoa que eu era num momento e no outro. Em seis anos, muita coisa mudou em mim. Mas, nesse período, Nova Iorque também se transformou e acredito que se transforma todos os dias. Mudam as fachadas, as lojas, os restaurantes, as exposições, as peças, etc. Principalmente, mudam as pessoas, já que o mar de turistas e habitantes que percorrem a cidade se renova dia a dia.

Coincidentemente ou não, ao mesmo tempo que minha amiga estava com os preparativos da viagem, eu comecei a maratonar uma série da Netflix que se passa em NYC. A trama gira em torno de três amigas que trabalham em uma revista em Manhattan e como constroem suas carreiras e vidas pessoais. Um Sex and the City mais millennial, eu diria. É entretenimento gostosinho, mas o mais viciante da história é a forma como alimenta minha imaginação e me faz visualizar como seria minha vida se eu fosse uma escritora toda cool vivendo na cidade mais famosa do mundo. Imagino minhas roupas, o café que sempre levaria comigo, correndo pra pegar o metrô ou sentada num café hipster com meu laptop. E por aí vai.

Sonhar acordada é um hobbie que cultivo desde pequena. Tenho minhas fases: ultimamente é Nova Iorque, mas já sonhei acordada com muitas coisas, em muitos cenários. Crio filmes inteiros na minha mente e exploro existências interessantíssimas, até me cansar e partir pra próxima ideia excitante.

Pode parecer meio esquisito ou até tristonho ficar sonhando com outras vidas, mas eu não encaro esse hábito como algo negativo. Quando me visualizo em algum lugar ou fazendo algo diferente da vida que tenho agora, não estou lamentando as coisas que não pude realizar, mas sim brincando com o meu futuro. A imaginação sempre foi meu principal combustível, a fonte de energia que alimenta meus projetos e me impulsa a seguir em frente.

É verdade, hoje em dia as chances de que eu largue tudo pra tentar a sorte em Nova Iorque são pequenas. E está tudo bem. Não tenho vontade de trocar meu lar e minha carreira por nada. Mas quando penso nesssa cidade e o fascínio que desperta em mim, consigo entender melhor do que gosto, das minhas expectativas, de como me vejo em alguns anos. Encontro ideias para escrever ou para um novo projeto. Me inspiro pra planejar a próxima viagem ou algo novo que quero aprender.

Afinal de contas, sonhar acordada me ajuda a planejar próximos passos e, principalmente, próximas histórias.

E você? Com o que tem sonhado ultimamente?


Abracinhos:

🗽 Coisas que trouxe de Nova Iorque

(Além dos suvenirs e presentinhos que quase me custaram 100 USD de sobrepeso no vôo de volta!)

✏️ Desenhe sua vida

Passei bons anos refém do desenho do meu nascimento. Não escolhi nome. Não escolhi nacionalidade. Não escolhi família. Não escolhi renda. Não escolhi educação. E ninguém escolhe, a escolha é de outros. Cabe a nós aceitarmos e vivermos com isso.

✈️ The Worst Airline Experiences

From boarding to landing, take a flight with Key & Peele.


Estou lendo:

Amazon.com: Dune por Frank Herbert (masa Mercado Paperback) Ace Nueva:  0074748335380: Herbert, Frank: Libros

Vi o filme (o novo) e gostei. Logo pensei que o livro seria ainda melhor e, realmente, a história se aprofunda muito mais e conhecemos os personagens com um nível de detalhe que me ajuda a entender melhor as decisões que tomam e suas motivações. Fiquei com medo de ser meio maçante, já que é um livro dos anos 60, mas até agora a leitura tá fluindo bem. Boa opção pra quem gosta de ficção cientítica e/ou reviravoltas políticas com muita traição e plot twist.

Share this post

O delicioso costume de sonhar acordada

regianefolter.substack.com
Comments
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2023 Regiane Folter
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Start WritingGet the app
Substack is the home for great writing