Leia “um garimpeiro, um padre, um médium, um detonador, um guia turístico e eu” 📚
Autora independente, história engraçada, baratinho pro Kindle
Olá!
Hoje inauguro nova edição da news aqui no Subs! Mas essa é um pouquinho diferente da que mando todo fim de mês. Nesse email que vai chegar mais cedo na sua caixa de entrada, meu objetivo é compartilhar os livros que ando lendo e o que recomendo. Também vai ser um email mensal e sempre sobre um livro do qual sou fã.
Bora começar?
Sinopse: São Henrique é uma cidade do interior do Brasil que não deixa seus moradores irem embora. Essa é a história de alguns dos seus cidadãos mais ilustres — e de uma jovem que prefere não ser identificada.
Por que ler “um garimpeiro, um padre, um médium, um detonador, um guia turístico e eu”?
Só com esse título maravilhoso você não fica curiosa pra saber do que se trata essa história? Eu fiquei! Além disso, eu já conhecia o trabalho da Paula em seus livros anteriores: "Ninguém morre sem ser anunciado” e “a história termina com um carro vazando óleo no fundo do lago de um pesque-pague abandonado”; sim, a Paula é a rainha dos títulos inusitados! Também acompanho sua newsletter
. Comigo foi assim: li uma coisa da Paula e logo já queria mais.O estilo da autora é muito engraçado e sarcástico. Suas histórias se desenvolvem em cenários e personagens super identificáveis - você vai se reconhecer ou conhecer alguém que viveu algo parecido.
No livro que estou recomendando aqui, a trama gira em torno da história de cinco personagens ilustres e a narradora, que vivem em uma cidade tirana que não permite que seus habitantes se mudem de lá. Misturando realidade e fantasia, a autora conta causos da vida dessas pessoas e sua relação com a cidade, trazendo fatos completamente banais e outros impressionantes. Tudo com aquele tom gostoso de fofoca de cidade pequena, claro.
É um livro leve, divertido, com várias passagens me deixaram com um sorrisinho no rosto. Recomendo pra quem está buscando uma leitura pra relaxar e dar boas risadas.
Por último, uma importante razão pra comprar e ler essa história é apoiar uma autora independente brasileira. Vamos dar aquele suporte pros nossos artistas contemporâneos?
Por que não ler?
Não recomendo esse livro se você é fã das histórias mega detalhadas e precisa de muito contexto pra poder desfrutar da leitura. A narradora não dá toda a informação dos personagens, já que não se trata de um ser onipresente que enxerga tudo e sabe tudo; ela conta o relato a partir de sua perspectiva, do que vê e sente, enfocando-se no que pra ela é mais importante.
Você pode ficar com perguntas sem respostas e a própria narradora comenta em algumas partes sobre seus próprios questionamentos em relação aos personagens. A sensação que fico quando termino de ler algo da Paula é de quero mais: adoraria entender melhor aquela situação ou pessoas. Mas acho que de uma forma isso é até uma vantagem, porque o texto nos permite imaginar as coisas que não sabemos e ser parte da história.
Mais resenhas sobre o livro:
Se ainda está na dúvida se ler, lá no GoodReads tem várias opiniões sobre o livro. E a Revista Desvario também fez um mini comentário sobre ele (e outros livros legais) lá no Medium.
“um garimpeiro, um padre, um médium, um detonador, um guia turístico e eu” está disponível como ebook na Amazon. Você também pode acompanhar mais do trabalho da Paula lá no Instagram ou na sua news Refrescos.
"por isso, penduraram permanentemente um cartaz na porta, escrito “essa loja fecha no almoço". acontece que o período de almoço mais sesta era de três horas, às vezes mais, e ocorreu mais de uma vez do firmino levar turistas lá e dar de cara com a loja fechada. a discussão entre eles escalou a ponto de um segundo aviso aparecer na porta da loja, logo abaixo do primeiro: “firmino, fomos muito amigos de sua mãe. ela não ia gostar do homem que você se tornou”
(trecho de “um garimpeiro, um padre, um médium, um detonador, um guia turístico e eu”)
Quer me recomendar um livro?
E você, o que anda lendo? Tem alguma sugestão pra mim?
Conte mais!
Bom demais esse livro
Ahh, obrigada pela leitura generosa, Regiane!!