Podés leer ese texto en español aquí.
Escrever é um bálsamo - muita gente aqui no Substack deve pensar a mesma coisa, já que não é à toa que essa plataforma está cheinha de escritores e escritoras. Mas além de escrever, que lindo deve ser também poder desenhar como outra forma de extravasar nossas emoções…
Eu não desenho nada, fico só nas palavras mesmo. E é por essa capacidade tão completa de contadora de histórias que eu admiro muito o trabalho da Janaína Esmeralda e fiquei mega feliz de poder adquirir e ler o seu livro “Cabelo-nuvem”.
“Tem tanta coisa que sinto vontade de falar e fazer e não falo nem faço porque acho que não é o momento certo. Mas o momento certo nunca chega. Então esse ano quero ser capaz de criar momentos. Criar momentos com os outros. E criar momentos para mim.”
"Cabelo-nuvem" é uma coletânea de quadrinhos autobiográficos desenhada de 2016 a 2021. São histórias de aventuras da vida real, pessoas, cidades e sentimentos. Conta sobre a busca por um lugar para fazer de lar numa nova cidade, sobre amizades a distância, presentes perdidos e a alegria de comemorar aniversário.
é engenheira, escritora, desenhista e muitas outras coisas mais que vamos descobrindo conforme lemos seu livro de estreia. Dez histórias em quadrinho compõem o livro, incluindo a apresentação na qual a autora nos conta sobre quem é e como essa obra nasceu. Em seus relatos e desenhos acompanhamos as aventuras da Jana em mudanças de casa, relacionamentos com pessoas diversas e seu próprio relacionamento com ela mesma. Temas como ansiedade, família, negritude, amizade e muitos mais são abordados em cada palavra e imagem que enchem as folhas do livro de vida.A primeira palavra que me vem à cabeça quando penso no livro da Jana é ternura. Em praticamente todas as páginas (até mesmo nas que não são histórias, como o índice) encontramos as pequenas ilustrações tão características da artista.
É fácil se identificar com as histórias da autora. Quem nunca?
Quem nunca sentiu que decepcionava um amigo? Quem nunca viveu uma situação inusitada em um aniversário? Quem nunca sofreu com a perda de alguém importante? Quem nunca teve que lidar com os pepinos de mudar de casa ou até mesmo de cidade? Jana compartilha o que vive e sente, e suas linhas se entrelaçam com as nossas. Seus relatos me fizeram rir, me divertiram, me fizeram emocionar, me fizeram pensar. Mais que tudo, me fizeram relembrar algumas passagens da minha própria história de crescimento e mudança.
Com seus contos singelos e seus desenhos cheios de encanto, “Cabelo-nuvem” é um livro-abraço que faz a gente se sentir acompanhada. Sinto que a mensagem principal é que nossas histórias, por mais simples ou banais que pareçam, também merecem ser contadas. Sempre há magia naquilo que vivemos.
Além de tudo isso, olhem que beleza as ilustrações dessa mulher? Não é um primor?
Mais sobre o livro e a autora:
No site da Janaína você pode conhecer mais dos seus muitos trabalhos e comprar as belezinhas que quiser.
Ela também está aqui no Subs com sua newsletter “Cabelo-nuvem”.
Mais comentários sobre o livro lá no Skoob.
“Eu queria ao mesmo tempo morar em Fortaleza, em Floripa, em Recife, em outro país! Tanta coisa pra descobrir, conhecer, aprender, e eu vou parar num lugar só?”
Ahhh, puxa, fiquei feliz demais com sua resenha! Obrigada pela generosidade em escrever suas impressões, Regiane, foi um prazer compartilhar meu cotidiano com você! ♥
é tão bonito pessoas multitalentosas, né?
as ilustrações são lindinhas mesmo.
Um beijo, Regie