Leia 3 livros para te inspirar a escrever 📚
Mais que livros, hoje falo sobre cadernos de escrita criativa
Podés leer ese texto en español aquí.
Escrever é uma delícia, uma benção, uma terapia - mas também pode ser um grande desafio. Até mesmo pra pessoas que, como eu, têm vidas que giram ao redor das palavras. Na news de hoje quero apresentar pra vocês três livros que têm o objetivo de nos ajudar a escrever mais e melhor.
Mas não se preocupe: não são livros que somente escritores e escritoras podem usar.
Se você não se interessa pela escrita como uma vocação, ainda assim pode gostar dessas obras inspiradoras. Afinal de contas, não é preciso ser escritor pra gostar de escrever e encontrar conforto ou conexão por meio da escrita. A edição da news de hoje também pode te ajudar a dar seus primeiros passos nessa atividade como um hobbie ou algo que te ajuda a enfrentar as diversas situações da vida.
Esses três livros na realidade poderiam ser chamados de cadernos, já que embora trazem textos para ler, boa parte deles está formada por espaços em branco, linhas esperando por você. Essas obras precisam das suas palavras, pensamentos, ideias ou desenhos pra serem completadas.
Pronta pra se tornar parte do livro contando a sua própria história?
Vamos lá!
Sentir um pensamento
A proposta desse pequeno livro publicado pela editora Rocco é simplesmente irresistível: passar 52 semanas com Clarice Lispector. Isso porque cada página desse livrinho traz um trecho da obra da Clarice acompanhado de uma ilustração. E pra cada quote, também temos uma reflexão sobre o que ela quis dizer e logo uma pergunta pro leitor responder.
A ideia é te inspirar com a genialidade da escritora e logo te dar um espaço pra refletir e colocar as suas próprias palavras no papel. Acredito que esse livro somente esteja disponível em português.
Visualmente é uma beleza, as ilustrações misturam colagens e desenhos lindíssimos que depois descobri foram criadas pela neta da Clarice! Pra quem é mais visual, acredito que as imagens são uma fonte extra de inspiração pra criar histórias a partir delas.
As perguntas disparadoras são profundas e te fazem questionar seus medos, dúvidas, inseguranças, entre outros. A obra oferece uma linda forma de se conectar mais com o trabalho da nossa Clarice e se permitir escrever ao menos um pouquinho todas as semanas.
📌 Outra opinião sobre esse livro
Healing through words, rupi kaur
Esse livro se chama “Cura pelas palavras” em português e está disponível em vários idiomas. Eu amo a rupi e conheço toda sua obra. Assim que soube que estava publicando esse livrão repleto de exercícios de escrita, fiz questão de encomendar a primeira edição assim que pude!
O livro começa explicando mais do estilo e trajetória da rupi com a poesia e a escrita. Como ela mesma fala no início da obra, esse livro é pra qualquer pessoa que queira se sentir mais conectada com ela mesma.
Cada capítulo se centra em um sentir e passa pela dor, amor, cura, etc. A proposta da rupi é fazer a gente refletir sobre o que vivemos e registrar isso por meio de exercícios de escrita variados. Às vezes ela traz perguntas, às vezes nos pede pra interpretar desenhos ou poemas, às vezes é algo totalmente diferente; ela sempre surpreende e os exercícios nunca se tornam maçantes.
Quase sempre a rupi recomenda usar um timer para escrever por um tempo determinado sem parar. Ela também pede pra gente se inspirar com coisas que sentimos pra escrever sobre elas e, assim, encontrar sentido ou alívio pra essas emoções que nos acompanham.
O livro vai mesclando exercícios de escrita com relatos da autora, fazendo a gente se sentir mais próxima da escritora e de nós mesmas.
📌 Uma matéria com mais info sobre esse livro
Cosas que te golpean en la ventana, Aniko Villalba
Essa foi minha última aquisição e se trata de um verdadeiro caderno de escrita criativa (palavras da própria autora). Por enquanto o livro está disponível somente em espanhol.
“Cosas que te golpean en la ventana” começa com uma reflexão da Aniko sobre como escrever pode ser desafiante e como materiais como esse podem nos ajudar a destravar as ideias e deixar a escrita fluir. Nas páginas seguintes ela dá algumas recomendações sobre como usar o livro e logo partimos pra ação!
A Aniko acredita que tudo é digno de ser escrito e que podemos nos inspirar por absolutamente tudo ao nosso redor. Seguindo essa premissa, os capítulos trazem diferentes propostas centradas em temas como escrever sobre (ou para) nós mesmas, escrever sobre os demais, conectar com o outro, observar o nosso entorno, etc.
Os exercícios aparecem mesclados com dicas e ferramentas que a própria autora usa quando trabalha em suas obras. As atividades propostas são sempre simples e diretas, baseadas em perguntas e tarefas que a escritora nos convida a realizar. Sempre tocam temas profundos e que mexem com o nosso core, como emoções, vínculos, esperanças, propósito, enfim.
O livro é uma gracinha cheia de pequenas ilustrações nas margens e seu tamanho facilita levá-lo por aí pra sempre tê-lo à disposição como ferramenta pra criar histórias a partir das nossas vivências.
📌 A autora falando sobre o livro
Esses livros me inspiram e espero que você também se sinta assim se chegar a adquirir um deles. No Instagram tenho falado sobre eles em formato reels, começando com “Sentir um pensamento” e há pouco tempo publiquei outro sobre “Healing through words”.
Boa leitura! Ah, e boa escrita também :)
ahh que legal! estou começando esse da rupi e logo no primeiro já to aqui o próprio emoji 🤯 hahaha ainda não consegui concluir mais já levei pra terapia
Ameeeei as recomendações! Não conhecia nenhum dos 3...