Já se namorou hoje?
Escrevendo e lendo sobre rotina, auto-cuidado e coisinhas que trouxe de Austin 🛀
Si preferís leer este texto en español, te dejo la traducción aquí.
Mês passado essa news veio lá dos States, mas agora lhes escrevo já de volta ao lar aqui em Montevidéu. Vivi quase um mês em outro país e foi muito bom. Pra minha carreira, pra mim mesma, em todos os sentidos, foi um período de aprendizado e de ampliar perspectivas. Mas também estou feliz por estar de volta. Senti falta do verão, do calçadão, dos amores que estão por aqui… Ir é bom, voltar também. Até porque, ir e voltar são inevitáveis, então melhor aproveitar cada momento como puder, não é?
Uma das coisas mais interessantes que reforcei nessa viagem aos Estados Unidos é a variedade de produtos que eles têm por lá. E quando falo produtos, quero dizer todo tipo de produto! Desde tipos de refrigerante até tipos de carro, a quantidade de opções é imensa. Também, no país rei do capitalismo e consumismo, nem dá pra ficar surpresa. Nas três vezes que estive por lá sempre descobri coisas novas para ver (e comprar).
Nessa última viagem, uma das marcas que ganhou meu coração e vários dos meus dólares foi a loja Lush, que na realidade é um uma franquia que veio lá da Inglaterra, mas que tem filiais nos USA (ao menos lá em Austin). Primeiro fiquei encantada com a deco cool da loja e uma vendedora muito simpática que foi me contando como todos os produtos da Lush são veganos, orgânicos e naturais. Cada ingrediente vem de um lugar super good vibes, sem exploração nem da natureza nem da força de trabalho, e o resultado são cremes, shampoos, maquiagem, sabonete e outras tantas coisinhas cruelty free em muitos níveis.
Fui duas vezes na Lush em Austin e nas duas vezes comprei bobaginhas pra pele e pro cabelo. Um creminho com base em rosas pra passar no rosto antes de dormir, outro feito a partir de manteiga de cacau pra cuidar dos cachos, e por aí vai.
Nunca fui uma pessoa muito vaidosa. Nunca fui muito fã de maquiagem e quando tenho que fazer uma make normalmente uso três coisas e fico pronta em cinco minutos. Sou preguiçosa com essas coisas. Demorei pra entrar na onda da skin care e até hoje faço o mínimo do mínimo. Mas ultimamente tenho passado uns minutos a mais no banheiro depois do banho ou antes de começar o dia cuidando de mim. Creminho aqui, perfuminho ali, detalhes que me relaxam ou me fazem sentir mais bonita.
Posso estar usando um produto inovador da Lush ou a boa e velha Nívea que conheço desde criança, mas a sensação de que estou dedicando um tempo precioso só pra mim é a mesma e é o mais importante desses momentos. Me massageio, me olho no espelho, me aprecio. Me toco, conheço minhas texturas, valorizo o meu corpo. Me cuido. Uma desculpa pra ficar de bem comigo mesma e praticar aquele auto-cuidado tão necessário.
Não quero fazer apologia ao consumismo nem te fazer comprar as coisas da Lush (cadê a publi dona Lush?), mas quero sim recomendar e muito que se reserve um momentinho que seja no dia pra se namorar. Pode ser com a skin care, desembaraçando o cabelo, ou o ritual que você preferir. O importante é que criar rotina e colocar esse espaço de auto-cuidado na agenda. Pra se mimar, pra se sentir bem, pra cuidar da sua casa mais importante. Posso garantir que tanto a sua casca como a sua essência vão sair desses minutinhos mais leves. Prontos pros desafios, com aquele brilho que só o amor-próprio consegue nos dar.
Mais leituras que abraçam:
Penso que é quase impossível explicar o que é amor-próprio sem um exemplo concreto do que isso significa para mim. Até porque não acho que o amor-próprio possa ser definido pelo que diz o dicionário, sendo algo com tantos significados diferentes: o que é próprio da forma como me amo é só meu, enquanto a forma como você se ama é propriamente tua.
🤗 It’s ok to be sensitive:
As a Black woman growing up, I was taught by society that I needed to be strong all the time. My life changed when I realized that “real” strength is in keeping our hearts open in order to feel deeply.
Pensa, repensa, dispensa.
Ouve a si mesma no silêncio das estrelas,
no ruído das estradas
na balburdia dos dias difíceis,
na intensidade das conversas e dos risos felizes.
Fevereiro foi sobre:
📖 Martha Medeiros: 3 em 1, de Martha Medeiros. Uma avalanche de crônicas dessa autora contemporânea que te faz rir e refletir em cada texto. Excelente recomendação que vi na news da Luiza.
💟 Revival Coffee, eleito em meu coração o coffee place mais cute (e com o cappuccino mais deli) de Austin, TX.


🍬 Guloseimas que trouxe dos Estados Unidos: pop-tarts, manteiga de amendoim Reese’s, balas taffy… Excesso de açúcar e uma mala excessivamente pesada.
🎧 Essa playlist de hits do carnaval 2023 pra matar a saudade da minha terrinha e aplacar a inveja de todo mundo que tá lá no Br curtindo o carna.
🍸 Viciada nesses tiktoks de histórias de clientes sem noção em restaurante ou bares. Atendimento ao público realmente não é fácil!
.
E o seu mes, como foi? Me conte nos comentários ou pelo Instagram ou Twitter.
Se gostou dessa edição da news, você também pode gostar dessa aqui: